Como uma cor pode influenciar o comportamento do cliente? |
As empresas em geral sabem quais as cores que vendem e quais as cores que devem ser evitadas, ou seja, as cores podem ajudar em muito a construir um negócio. De acordo com algumas pesquisas, e informações retiradas de alguns sites sobre a Psicologia das Cores, vamos estudar algumas cores que poderão ajudar você a realizar mais vendas e como elas funcionam. Cores são um método instantâneo para a transmissão de significado e mensagens no desenho de seus logotipos. É provavelmente a mais poderosa forma de comunicação não-verbal que podemos usar. Nossas mentes estão programadas para responder às cores. As mensagens subliminares que recebemos das cores formatam os nossos pensamentos. Vermelho: Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Vontade, Energia, Emoção, Amor, Paixão, Força e Vigor. Vermelho é uma cor intensa. Ele pode convocar emoções conflitantes como sangue e guerra ou amor e paixão. É freqüentemente utilizado em desenhos de logotipos para captar a atenção e é reconhecida por levantar a pressão arterial ou despertar o apetite nas pessoas.Rosa: Apreço, Delicadeza, Feminilidade, Florais, Gentileza, Universo feminino adolescente, Gratidão, Inocência, Romantismo, Suavidade e Tranqüilidade. Rosa é uma cor feminina que evoca sentimentos de inocência e delicadeza. É uma versão mais suave da cor vermelha que pode nos trazer visões de meninas, Goma de mascar e algodão doce. A cor rosa também é amplamente associada com a conscientização sobre o câncer de mama. É frequentemente utilizada em logotipos para adicionar um toque feminino. Laranja: Acessível, Divertido, Jovial, Intrépido; Bem estar, Entusiasmo, Criatividade e Juventude; Laranja é composta de vermelho e amarelo e podem representar os atributos de cada uma dessas cores. Laranja é menos intensa do vermelho, mas ainda assim possui um enorme poder de impacto. É mais divertido e vigoroso do que a cor vermelha. Você pode encontrá-la frequentemente empregado em logotipos para criar um ar lúdico, estimular emoções e até mesmo apetite. Amarelo: Cuidado, Alegria, Covardia, Curiosidade, Felicidade, Alegria, Diversão, Positividade, Luz solar e Calor. Amarelo, bem como vermelho, pode ter mensagens conflitantes. Pode representar o sol e a felicidade ou a prudência e a covardia. Amarelo é brilhante e altamente visível, e é por isso que muitas vezes podem ser encontradas em diversos sinais rodoviários. Esta cor atrai os olhos e (em pequenas doses) estimulam os nervos. O uso do amarelo brilhante em grandes áreas aumenta os níveis de ansiedade em 45 segundos e também aumenta a pressão arterial rapidamente. É utilizado em áreas pequenas provocando as pessoas a tomarem decisões espontâneas e a comprarem por impulso. Amarelo é frequentemente utilizado no design de logotipo para obter atenção, criar alegria e cordialidade. Verde: Dura, Ambiental, Fresca, Harmônica, Saudável e Curativa; Inexperiência, Natureza, Renovação e Tranqüilidade; Moeda. Verde representa vida e renovação. É uma cor calmante e repousante, mas também pode representar ciúme e inexperiência. Você pode encontrá-la frequentemente utilizada por empresas que pretendem retratar a si próprias como ecologicamente conscientes. Azul: Autoridade, Calma, Confiança, Dignidade, Fidelidade, Poder, Sucesso, Segurança e Confiabilidade. Azul é calmante e pode evocar imagens de autoridade, sucesso e segurança. A grande maioria das pessoas pode dizer que gostam, pelo menos, de um tom de azul. É provavelmente a cor mais popular no design de logotipos e pode ser vista amplamente em logotipos do governo (Norte-Americano; Nota do Tradutor), logotipos ligados à área médica e é a cor majoritária nos logotipos das empresas que constam no índice Fortune 500. Segundo a Plaid:+ Azul é a única cor que a maioria das pessoas não odeia; Azul escuro: caracteriza Execução. Cor ideal para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de alto investimento que necessitem mostrar confiabilidade Púrpura/Roxo: Cerimônia, Pompa, Fantasia, Justiça, Mistério, Nobreza, Realeza, Gastos, Sofisticação e Espiritualidade. Púrpura implica realeza, mistério, espiritualidade e sofisticação. Porque roxo é a combinação de vermelho e azul, que tem propriedades tanto quentes quanto frias. A cor roxa pode ser encontrada em muitos logotipos ligados à educação e relacionadas a produtos de luxo. Marrom: Calma, Profundidade, Terra, Natural, Rugosidade, Riqueza, Simplicidade, Gravidade, Sutileza, Utilidade e Folclore. Marrom indica natureza, folclore e utilidade. Brown é usado em logotipos relacionados com a construção civil e a área jurídica, onde se deseja simplicidade, cordialidade e neutralidade. “O que a cor marrom pode fazer por você?” (“What can Brown do for you?”) É o slogan que a UPS emprega para que seu logo possa ser um dos mais reconhecidos logotipos marrons no mundo. Preto: Autoridade, Ousadia, Clássico, Conservador, Distinção, Formalidade, Mistério, Segredo, Gravidade e Tradição. Preto é tecnicamente, a ausência de todas as cores. É uma cor poderosa e evoca autoridade, ousadia, elegância e tradição. A cor negra pode ser encontrada em muitos logotipos para alcançar ousadia, simplicidade e sofisticação. Cinza ou Prata: Autoridade, Mentalidade Corporativa, Embotamento, Humildade, Melancolia, Praticidade, Respeito, Tristeza e Estabilidade.Cinza fica em algum lugar entre preto e branco. De um ponto de vista moral, é a área entre o bem e o mal. As variações de cinzas são também conhecidos como neutros e frios. Cinza é frequentemente utilizado para o tipo (letras) de logotipos, pois é neutra e funciona bem com a maioria das outras cores.Branco: Limpeza, Inocência, Paz, Pureza, Refino, Simplicidade e Renúncia e Veracidade. Branco é a cor universal da paz e da pureza. Muitas vezes pode ser encontrada invertida em logotipos como texto ou espaço negativo. No exemplo, enquanto o verde pode ser a cor mais proeminente no logotipo das Girl Scouts (Escoteiras; NdoT), o branco usa o espaço negativo para criar as silhuetas de dois rostos. A combinação das faces em silhueta com o branco cria uma certa pureza e inocência no logotipo. Fonte: |